Meio Ambiente

Atividades industriais

As boas práticas de gestão ambiental adotadas pela Bahia Specialty Cellulose/Copener são coerentes com a legislação em vigor e asseguram a sustentabilidade das operações. Nossas instalações e equipamentos foram projetados levando-se em conta o compromisso com a manutenção da qualidade ambiental. Por esta razão, nossa unidade industrial conta com as certificações ISO 9001, desde 1998, e ISO 14001, desde 2005.

Os aspectos ambientais considerados significativos são aqueles relacionados à geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas.

Geração de energia elétrica

Toda energia consumida em nossa fábrica é gerada no próprio processo de produção da celulose. A queima de resíduos orgânicos e inorgânicos gerados nas atividades industriais gera vapor ao mesmo tempo em que recupera a maior parte dos insumos químicos que serão reutilizados no processo de produção.

O vapor produzido no processo torna a indústria autossuficiente na geração da energia elétrica necessária às suas operações.

Tratamento de efluentes

Os efluentes líquidos gerados na fábrica são encaminhados para a Cetrel S.A., empresa de proteção ambiental responsável pelo tratamento de todos os efluentes do Polo Industrial de Camaçari.

Além da destinação correta dos resíduos gerados, 95% dos produtos químicos usados na produção de celulose são recuperados.

Destinação de resíduos sólidos

Os resíduos sólidos são coletados em todas as áreas da empresa, separados por categoria e não mais misturados. Alguns destes resíduos, como a lama de cal, por exemplo, depois de tratados, são usados na agricultura para corrigir a acidez do solo e como matéria-prima para a produção de pisos, revestimentos e telhas. A serragem serve como combustível em indústrias cerâmicas para a fabricação de tijolos e telhas. Papel, plástico, vidro e metal são coletados e enviados para empresas especializadas em reciclagem.

Captação de água

A água utilizada na fábrica, captada em poços artesianos próprios, vem do aquífero São Sebastião, uma das maiores reservas de águas profundas do Brasil.

Coleta seletiva

A Bahia Specialty Cellulose/Copener realiza a coleta seletiva em todas as suas áreas de operação florestal, industrial e administrativa.

Todos os resíduos recicláveis, tais como vidro, metal, papel, plástico e madeira, são comercializados com empresas especializadas em reciclagem.

Emissões atmosféricas e odor

Para minimizar as emissões atmosféricas e o odor característico da fábrica, usamos precipitadores eletrostáticos na caldeira de recuperação e no forno de cal. Há ainda um incinerador para os gases odoríferos gerados no processo. As emissões são regularmente monitoradas e avaliadas, buscando-se atender aos padrões e licenças exigidos.

  • © 2017 - Bahia Specialty Cellulose | Todos os direitos reservados
  • tauvirtal
Uma empresa:
  • Bracell Limited