Operações Florestais

Processo produtivo

Por meio de intensas pesquisas, a Bahia Specialty Cellulose/Copener seleciona o material mais adequado à fabricação de celulose, que irá gerar as mudas que formarão os plantios de eucalipto. A empresa utiliza apenas madeira de eucalipto em seu processo industrial. Antes de receber as mudas, o solo passa por um processo especial de preparação que visa a oferecer às plantas as condições ideais de desenvolvimento. Os plantios são realizados e manejados buscando-se a manutenção da qualidade ambiental, inclusive no que se refere ao controle de ervas daninhas, pragas e doenças. A colheita da madeira ocorre quando as árvores atingem cerca de sete anos de idade. Do campo, a madeira segue para a fábrica, onde será utilizada como matéria-prima para a produção de celulose.

Ao agregar fatores positivos para a manutenção da qualidade ambiental, não só pelas técnicas de cultivo florestal, mas, também, pela conservação de milhares de hectares de matas nativas, a atividade de silvicultura da BSC/Copener permite a obtenção de madeira para o suprimento de sua fábrica de modo sustentável. Prova disso é que, ao longo das mais de duas décadas de cultivo comercial de eucalipto na região, os solos das propriedades da empresa mantêm seus níveis originais de fertilidade, com elevados índices de produtividade.



1. Produção de mudas
Dos clones recomendados são obtidas brotações que, por meio de propagação vegetativa, geram mini-estacas que darão origem às novas mudas. Esta fase dura 90 dias.
2. Preparo do solo
O solo é melhorado com adubação balanceada, mapeado e dividido em áreas de reserva e preservação das áreas de produção. Também são eliminadas as pragas e as ervas daninhas.
3. Plantio do eucalipto
O plantio das mudas de eucalipto pode ser feito de duas formas: manual ou mecânica.
4. Manutenção
Logo após o plantio, as mudas são adubadas. A Copener realiza um trabalho permanente de monitoramento dos plantios, controlando a infestação de ervas daninhas, pragas e doenças.
5. Colheita
A colheita do eucalipto é mecanizada. O corte da madeira, que é descascada e picada em toros, ocorre por volta do sexto ano após o plantio.
6. Transporte
Depois de cortadas, as toras de eucalipto são baldeadas para as margens dos talhões e embarcadas e transportadas em caminhões especiais ou de trem até os pátios de madeira da BSC/Copener.
  • © 2017 - Bahia Specialty Cellulose | Todos os direitos reservados
  • tauvirtal
Uma empresa:
  • Bracell Limited