Operações Industriais

Processo produtivo

Fornecer celulose solúvel especial com alto teor de pureza requer uma infraestrutura tecnológica extremamente moderna e com ampla flexibilidade operacional. O processo industrial da Bahia Specialty Cellulose/Copener inicia-se já nas pesquisas florestais destinadas à produção de espécies de eucalipto que gerem fibras de celulose adequadas às necessidades de nossos clientes.

Processo de produção de celulose solúvel

O processo de fabricação da celulose solúvel tem início com a preparação da madeira, que é lavada e picada em cavacos. Esses cavacos são cozidos para que as fibras de celulose sejam separadas dos demais componentes da madeira. Em seguida, ela passa por um processo de lavagem e branqueamento, antes de ser seca e embalada em fardos ou bobinas, de acordo com as necessidades dos clientes.



1. Abastecimento
O eucalipto chega à fábrica descascado e cortado em toras de 6 metros de comprimento.
2. Produção de cavacos
As toras são lavadas e picadas em pedaços pequenos, chamados cavacos.
3. Cozimento
No digestor, os cavacos são cozidos, passam pelo processo de purificação e separação das fibras da madeira.
4. Lavagem e depuração
Os cavacos que não foram totalmente cozidos são separados. E a celulose marrom é lavada.
5. Extração alcalina a frio
A etapa final do processo de lavagem e depuração compreende a extração alcalina a frio. É um estágio projetado para aumentar o grau de pureza da celulose.
6. Sistema de recuperação
O licor preto resultante do processo de lavagem é encaminhado para ser evaporado e depois é queimado na caldeira de recuperação. Essa queima gera o vapor usado nas turbinas para produzir energia elétrica.
7. Branqueamento
Após a limpeza e lavagem da celulose marrom, ela é tratada com produtos químicos que fazem o seu branqueamento, passando a se chamar celulose branqueada.
8. Secagem e embalagem
A celulose é usada para formar uma folha que é prensada e seca com ar quente. Após a secagem, a folha é cortada e embalada em fardos ou enrolada em bobinas.
9. Destino final
Do armazém, o produto é acondicionado em containers ou caminhões e levado para o Porto de Salvador, onde é embarcado em navios especiais com destino a diversos países.
  • © 2017 - Bahia Specialty Cellulose | Todos os direitos reservados
  • tauvirtal
Uma empresa:
  • Bracell Limited